Werner Ghestaldo


Uma alma irrequieta e transgressora

Nascido em Andorra, um pequeno principado espremido entre França e Espanha, Ghestaldo foi uma das presenças mais cultas entre os colaboradores do Sacolão, assinando a coluna EuroNews até 2005. Filho de pai suíço e mãe australiana, ele saiu de casa aos 18 anos para, segundo afirmou, “descobrir o mundo que interessa, o da cultura, da transgressão e rebeldia”. Dois anos depois já era repórter internacional do jornal italiano Il Chiocciare, para o qual cobriu a guerra da Abissínia, a Guerra Civil Espanhola e o conflito do Vietnã.

Chocado com os horrores que viu, decidiu que não mais seria cidadão de nenhum país do mundo, preferindo se tornar apátrida, que em sua definição é “aquela região em que você é dono de você e abdica da ignomínia da violência e é mais fácil ser civilizado”.

Um fato curioso aconteceu oito anos atrás, quando Ghestaldo escrevia para a Gazeta de Lugano, na Suíça. Num momento particularmente depressivo de sua vida, descobriu no computador o site do SacolãoBrasil. Ele revela que riu tanto que decidiu escrever para a nossa sede em São Paulo e oferecer seus serviços como correspondente europeu. Foi imediatamente aceito pelo nosso editor, Castor Jr., que viu no experiente jornalista e homem do mundo, uma conquista de classe e cultura para o jornal. Ele honrou nossas páginas até três anos atrás, quando aceitou o convite para organizar uma equipe internacional de jornalistas para divulgar as obras do atual governo da Itália.

Edição 036
Os anões também morrem
Edição 037
A morte dos cisnes
Edição 038
Sonegadores do mundo, uni-vos!
Edição 039
Suíços, os clones da Europa
Edição 040
Gregos vencem a 2ª Guerra de Tróia
Edição 042
Aos vilões, as batatas
Edição 044
Não há oliveiras na Suíça
Edição 046
De queijos e papoulas
Edição 047
"No velho Oeste ele nasceu"...
Edição 048
Febeapá invade Roma
Edição 049
O último tango de Néstor
Edição 050
Pobreza assusta os suíços
Edição 051
As "pirâmides" de Brasília
Edição 052
Habemus Severinum
Edição 053
Ervilhas cósmicas
Edição 054
Álbion brilha no céu europeu
Edição 055
Corrupção já vem no DNA
Edição 057
O sapo que ri
Edição 058
Boemia a 40 graus